Dia da Árvore – 21 de setembro
20/09/2016

Dia da Árvore – 21 de setembro

No dia 21 de setembro a Dudalina comemora com você o Dia daÁrvore e, para celebrar esta data, estamos distribuindo mais de 9 mil mudas deárvores nativas em todas as lojas do Brasil. Além disso, estamos distribuindo eplantando mudas de árvores nas nossas 6 fábricas, escritório em São Paulo alémde plantios com a comunidade.

Esta ação faz parte do nosso Projeto de CompensaçãoAmbiental dos Gases de Efeito Estufa (GEE) em que anualmente, após contabilizaro impacto ambiental de nossas operações através do Inventário de GEE,realizamos atividades para compensar as emissões. Em 2016 estão sendodistribuídas mais de 14 mil mudas totalizando mais de 62 mil mudas desde oinício do Projeto em 2010.

Se você recebeu uma muda de árvore nativa em umade nossas lojas, confira abaixo os detalhes sobre cada espécie:

ALTURA: de 2 a 6 metros

FLORES: Brancas, com longo períodode florescimento, sendo de junho a dezembro.

FRUTIFICAÇÃO: De novembro a dezembro e de fevereiro a abril, aparecendo em média após o terceiro ano da árvore.

CRESCIMENTO: Rápido

DICAS DE PLANTIO: Plantar em solo profundo, úmido, enriquecido com matéria orgânica e com exposição ao sol.

ALTURA: de 4 a 8 metros

FLORES: Brancas e pequenas, florescendo em novembro.

FRUTIFICAÇÃO: Entre janeiro e fevereiro, aparecendo em média após o terceiro ano da árvore.

CRESCIMENTO: Rápido.

DICAS DE PLANTIO: Plantar em solo profundo, úmido, enriquecido com matéria orgânica e com exposição ao sol.

ALTURA: De 4 a 15 metros.

FLORES: Brancas e pequenas, floresce duas vezes ao ano, de julho a agosto e de novembro a dezembro.

FRUTIFICAÇÃO: De agosto a setembro e de janeiro a fevereiro, demoram entre 10 a 15 anos para frutificarem pela primeira vez.

CRESCIMENTO: Lento.

DICAS DE PLANTIO: Plantar em solo profundo, úmido, enriquecido com matéria orgânica e com exposição ao sol. Não tolera secas, irrigar regularmente.

ALTURA: De 2 a 12 metros

FLORES: Brancas, pequenas, perfumadas e pode florescer duas ou mais vezes ao ano.

FRUTIFICAÇÃO: Entre setembro e novembro, aparecendo em média após o terceiro ano da árvore.

CRESCIMENTO: Rápido

DICAS DE PLANTIO: Plantar em solo profundo, úmido, enriquecido com matéria orgânica e com exposição ao sol.

ALTURA: De 6 a 15 metros

FLORES: Amarelas, grandes e em formato de trompete, floresce entre julho e setembro, em média após o terceiro ano da árvore.

FRUTIFICAÇÃO: Entre setembro e outubro, fruto não comestível para o ser humano.

CRESCIMENTO: Rápido

DICAS DE PLANTIO: Plantar em solo úmido, raso ou profundo, enriquecido com matéria orgânica. Não plantar diretamente ao sol.

ALTURA: De 6 a 12 metros

FLORES: Brancas, grandes e em formato de trompete, floresce entre agosto e outubro, em média após o terceiro ano da árvore.

FRUTIFICAÇÃO: A partir de outubro, fruto não comestível para o ser humano.

CRESCIMENTO: Rápido

DICAS DE PLANTIO: Plantar em solo não muito úmido, sendo raso ou profundo, regando até 2 vezes por semana. Não é necessário enriquecer com matéria orgânica. Não plantar diretamente ao sol.

ALTURA: De 10 a 20 metros

FLORES:Cor de rosa, pequenas e em formato de buquê, floresce entre julho e setembro, em média após o quarto ano da árvore.

FRUTIFICAÇÃO: A partir de setembro, fruto não comestível para o ser humano.

CRESCIMENTO: Rápido

DICAS DE PLANTIO: Plantar a muda em solo úmido, profundo e enriquecido com matéria orgânica. Não plantar diretamente ao sol.

ALTURA: De 15 a 30 metros

FLORES: Roxas ou rosa escuro, pequenas e em formato de buquê, floresce entre julho e agosto, em média após o quarto ano da árvore.

FRUTIFICAÇÃO: Entre agosto e novembro, fruto não comestível para o ser humano.

CRESCIMENTO: Rápido

DICAS DE PLANTIO: Plantar a muda em solo úmido, profundo e enriquecido com matéria orgânica. Plantar diretamente ao sol ou à meia sombra.

Se você mora em apartamento ou quer plantar a sua árvore em um vaso, selecionamos para você algumas dicas para cultivar sua muda da melhor maneira possível:

Frutíferas: As espécies frutíferas podem oferecer frutossaborosos como as árvores de tamanho convencional. Amoreira, pitangueira, maracujá,pé de araçá, pé de acerola, goiabeira, romã, as cítricas e jabuticabeiras sãoalgumas das espécies que podem ser cultivadas em vasos;

Ipês:Os ipês são árvores de grande porte e com raízes profundas. É possívelcultivá-los em vasos desde que tenham as suas raízes e a copa podadosperiodicamente com técnicas semelhantes às de bonsai.

·        Ao escolher o vaso, não se esqueça de verificarse o recipiente possui furos em sua parte inferior para escoamentoeficaz da água de forma que o solo não fique encharcado. Coloque um pedaço demanta drenante (uma espécie de “telinha”) no fundo do vaso para que não percaterra pelos furos;

·        Coloque uma camada de terra para que a raiz daplanta fique na altura correta, retire a muda da embalagem com cuidado ecomplete com mais terra tomando o cuidado de não sufocar a muda com muita terracobrindo somente as raízes e deixando o caule para fora;

·        Quando terminar, compacte a terra com as mãosaté que a superfície fique uniforme. Finalize espalhando cascalhos em volta daplanta e faça a primeira rega abundante para retirar as bolhas de ar e assentaro torrão;

·        De três a quatro vezes por ano é recomendado adubara árvore. O procedimento deve ser feito com fertilizante rico em fósforoque pode ser facilmente encontrado em floriculturas e lojas especializadas.Acrescente terra vegetal e húmus de minhoca. A adubação oferecerá a nutriçãoadequada para manter a saúde da planta;

·        Durante o primeiro mês regue a plantadiariamente porém sem encharcar e após esse período a planta pode serregada de 3 a 4 vezes por semana. A iluminação solar é indispensável podendoser indireta durante todo o dia ou direta por no mínimo 4 horas;

·        Para obter a altura e formato que mais se adapteao local que você escolheu para plantar, você pode fazer podas na árvore. Paraisso pesquise sobre a sua espécie qual a melhor forma e época do ano para fazera poda sem prejudicar o desenvolvimento da planta;

·         É importante também aprender mais sobre aespécie que você está cultivando. Cada espécie possui suas particularidades,época de poda e época de colheita das frutas.

Fontes e mais detalhes em:

http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/passo_a_passo_frutiferas_varanda_album.htm#fotoNav=1

http://www.abcdobonsai.com.br/

Árvores Frutíferas em Vasos: Dicas de Como Cultivar

http://www.pensamentoverde.com.br/dicas/aprenda-cultivar-arvores-frutiferas-vasos/

Posso ter frutíferas em vasos?

VOLTAR